PONTE FERROVIÁRIA ENTRE A FERROVIA TRANS OCEÂNICA E O NORDESTE
AUTORIA :MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
APRESENTAÇÃO :A FERROVIA TRANS OCEÂNICA Projeto que a CHINA quer financiar para ligar RIO DE JANEIRO (BRASIL) A LIMA (PERU) ligará RIO DE JANEIRO a BELO HORIZONTE,CAMPINORTE GO,ÁGUA BOA MT, LUCAS DO RIO VERDE MT, CAMPO NOVO DOS PARECIS ,SAPEZAL MT,VILHENA RO -PIMENTA BUENO -CACOAL-PRES MÉDICI-JI PARANÁ -OURO PRETO DO OESTE-JARU-ARIQUEMES-PORTO VELHO RO, RIO BRANCO AC ,BOQUEIRÃO DA ESPERANÇA AC,LIMA PERU unindo O ATLÂNTICO AO PACÍFICO .
Proponho outras conexões alternativa ATLÂNTICO-PACÍFICO FAZENDO UM TRAÇADO RADIAL AO SUDESTE E NORDESTE DO BRASIL
1) FERROVIA VITORIA-MIAS-GOIAS-MATO GROSSO
VITORIA-BELO HORIZONTE-DIVINÓPOLIS MG-GOIANIA-SÃO LUIZ DOS MONTE BELOS GO - BARRA DO GARÇAS MT -PRIMAVERA DO LESTE-CAMPO VERDE-CHAPADA DOS GUIMARÃES-CUIABÁ/VÁRZEA GRANDE-CÁCERES-PONTES E LACERDA MT VILHENA RO (ENCONTRO COM TRANS OCEÂNICA)
2) FIOL: FERROVIA DE INTEGRAÇÃO OESTE LESTE : ILHÉUS BA ,CORRENTINA- BA -FIGUEIRÓPOLIS TO sendo prolongada a ARAGUAÇU TO - SÃO MIGUEL DO ARAGUAIA GO-NOVO SANTO ANTONIO MT -NOVA SERRA DOURADA-BOM JESUS DO ARAGUAIA -QUERENCIA-FELIZ NATAL-SORRISO-IPIRANGA DO NORTE-ITANHANGÁ-BRASNORTE-JUIN A MT- VILHENA RO (ENCONTRO COM TRANS OCEÂNICA)
3)FIBACO (FERROVIA DE INTEGRAÇÃO BAHIA CENTRO OESTE): SALVADOR -ITABERABA-CRISTÓPOLIS-BARREIR AS-LUIZ EDUARDO MAGALHÃES BA- GURUPI TO-FORMOSA DO ARAGUAIA TO- SÃO FELIX DO ARAGUAIA MT- ALTO BOA VISTA-CANABRAVA DO NORTE-SÃO JOSÉ DO XINGU -MARCELÂNDIA-SINOP-PORTO DOS GAÚCHOS-JUARA-JUINA MT-VILHENA RO (ENCONTRO COM TRANS OCEÂNICA)
4) FINENO(FERROVIA DE INTEGRAÇÃO NORDESTE NORTE) :ARACAJU SE-NOSSA SENHORA DA GLORIA-MONTE ALEGRE DE SERGIPE - CANINDÉ SÃO FRANCISCO -POÇO VERDE SE-EUCLIDES DA CUNHA BA-MONTE SANTO-SENHOR DO BONFIM-BARRA- SANTA RITA DE CASSIA-FORMOSA DO RIO PRETO BA-MATEIROS TO SANTA TEREZA DO TO -PALMAS-PARAÍSO DO TO-SANTA TEREZINHA TO CONFRESA MT SÃO JOSÉ DO XINGU PEIXOTO DE AZEVEDO/MATUPÁ -NOVA GUARITA- CARLINDA-ALTA FLORESTA-NOVA MONTE VERDE- NOVA BANDEIRANTES-COTRIGUAÇU -COLNIZA-GUARIBA MT-MACHADINHO DO OESTE RO ARIQUEMES RO (ENCONTRO COM TRANS OCEÂNICA).
5)FINEAM (FERROVIA DE INTEGRAÇÃO NORDESTE AMAZÔNIA): MACEIÓ AL- ARAPIRACA -ÁGUA BRANCA AL-PAULO AFONSO BA-JUAZEIRO BA-CASA NOVA BA- DOM INOCÊNCIO PI -SÃO BRAS DO PIAUI-BOM JESUS PI SANTA FILOMENA PI/ALTO PARNAÍBA MA-LIZARDO TO MIRACEMA DO TO/MIRANORTE-ARAGUACEMA TO/SANTA MARIA DA FRONTEIRA PA-REDENÇÃO-NOVO PROGRESSO JACARÉ ACANGA PA(ENCONTRO COM FERROVIA TRANS SERTANEJA-TRANS AMAZÔNICA).
6)FERROVIA TRANS NORDESTINA :
9)
MARABÁ-SÃO GERALDO PA- ARAGUAIANA TO- PAULISTANA PI- (FERROVIA TRANS NORDESTINA)-SALGUEIRO RECIFE.
7)FERROVIA NATAL-MARABÁ: MARABÁ-ESTREITO PORTO FRANCO MA- GRAJAÚ-BARRA DO CORDAS- DOM PEDRO-PRESIDENTE DUTRA PERITORÓ-CODÓ AM onde encontraria a FERROVIA SÃO LUIZ-TERESINA-FORTALEZA-NATAL RN.
8) FERROVIA TRANS SERTANEJA-TRANS AMAZÔNICA
Acompanharia a BR 230 e BR 317 ,Já asfaltada 2200 km de CABEDELO PB a MARABÁ PA ,FICANDO PENDENTES 70 KM NA RESERVA INDÍGENA PARACANÃ ,problema sendo resolvido,já asfaltada de NOVO REPARTIMENTO a ITAITUBA PA ,quase 3200 km de ITAITUBA PA A CABEDELO PB praticamente 72 % já asfaltada , ficando 28 % entre ITAITUBA, JACARÉ ACANGA PA, APUÍ AM, HUMAITÁ AM ,LÁBREA AM no total 1200 km ; já a BR 317 está asfaltada de LÁBREA AM a BOCA DO ACRE AM,RIO BRANCO AC (ONDE ENCONTRA BR 364 SÃO PAULO LIMA PERU),CAPIXABA,PLÁCIDO DE CASTRO,XAPURI,BRASILEIA,ASSIS BRASIL(FRONTEIRA) CUSCO-PUNO-AREQUIPA ,ILO(PERU) .
A FERROVIA TRANS SERTANEJA TRANS AMAZÔNICA seria de bitola larga de 1,60 metros e aproveitaria os trilhos já existentes a ser restaurados de CABEDELO a CAJAZEIRAS de 520 km ,sendo prolongados 120 km a BARROS CE ,MILAGRES CE ,MISSÃO VELHA CE ligando a FERROVIA TRANS NORDESTINA que seguiria a BARBALHA,JUAZEIRO DO NORTE ,CRATOS CE onde seria prolongada a CAMPOS SALES CE,FRONTEIRA PI , PICOS,OEIRAS,NAZARÉ,FLORIANO PI, BARÃO DO GRAJAÚ MA,SÃO JOÃO DOS PATOS, SÃO RAIMUNDO, BALSAS,RIACHÃO,CAROLINA,ESTREI TO/PORTO FRANCO(ONDE ENCONTRARIA A FERROVIA NORTE SUL), TOCANTINÓPOLIS,NAZARÉ TO, LUZINÓPOLIS,SÃO BENTO DO TO , ARAGUATINS TO ,PALESTINA DO PARÁ,SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA, MARABÁ(ONDE ENCONTRARIA A FERROVIA CARAJÁS ), NOVO REPARTIMENTO, PACAJÁ , ANAPU , ,BELOS MONTES, ALTAMIRA,BRASIL NOVO,,MEDICILÂNDIA,RURÓPOLIS(L IGAÇÃO COM SANTARÉM PA) ,TRAIRÃO,ITAITUBA/MIRITITUBA ,JACARÉ ACANGA PA,APUÍ,HUMAITÁ,LÁBREA,BOCA DO ACRE AM , RIO BRANCO AC,Onde encontraria a TRANS OCEÂNICA .
Levando em consideração que NATAL está a 2300 km de DACAR SENEGAL, CABEDELO está a 2400 KM de BANJUL GAMBIA , RECIFE está a 2500 km de ZIGUINCHOR SENEGAL , FORTALEZA está a 3000 km de NUACHOTT MAURITÂNIA relativamente perto de AMÉRICA DO NORTE,EUROPA ORIENTE MÉDIO E RUSSIA .Os portos de PARANAÍBA PI ,FORTALEZA CE BELÉM/ MOSQUEIRO/BARCARENA PA, RECIFE ,NATAL descongestionariam SÃO LUIZ que sofre congestão com os grãos da MAPITOBA e PARÁ alem do fero de CARAJÁS , a FERROVIA ligaria O ATLÂNTICO AO PACÍFICO passando pelos portos AMAZÔNICOS
LIGARIA A BACIA DO PRATA AO NORDESTE DO BRASIL toda de bitola larga de 1,60 metros .
Se aproveitaria os trilhos já existentes :
BUENOS AIRES-POSADAS-ASSUNÇÃO(PARAGUA I)
BUENOS AIRES-CORRIENTES(ARGENTINA) que seria prolongada a ASSUNÇÃO.
BUENOS AIRES-ROSARIO-SANTA FÉ-RESISTENCIA(ARGENTINA) que seria prolongado a FORMOSA(ARGENTINA)-CLORINDA-AS SUNÇÃO(PARAGUAI).
Já de ASSUNÇÃO seria prolongada a CONCEPCIÓN,PRESIDENTE PEDRO JUAN CABALLLERO/PONTA PORÃ(FRONTEIRA BRASIL PARAGUAI), aproveitando os trilhos já existente(adaptados a bitola larga) a MARACAJU, CAMPO GRANDE MS , sendo prolongados 3200 km (ACOMPANHANDO AS BR 060 E 020)a CAMAPUÃ , CHAPADÃO DO SUL MS, CHAPADÃO DO CÉU GO RIO VERDE ,GOIANIA,ANÁPOLIS,BRASILIA,BAR REIRAS BA IRECÊ,PICOS PI onde um ramal seguiria a TERESINA PARNAÍBA e outro a CAMPO SALES FORTALEZA CE com isso a soja ,milho e algodão de DAS PROVÍNCIAS ARGENTINAS DE CHACO E FORMOSA ;PARAGUAI ,MATO GROSSO DO SUL,GOIAS, BAHIA,PIAUI poderia escoar tanto pelo porto de ASSUNÇÃO PARAGUAI como pelo porto de FORTALEZA( CEARÁ )BRASIL levando em consideração a proximidade de FORTALEZA com AMÉRICA DO NORTE,ÁFRICA OCIDENTAL,ORIENTE MÉDIO e EUROPA .
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